REVISÃO DE TEXTOS



Para fazer a melhor revisão de textos, não basta – como muita gente imagina até de modo ingênuo – dominar as regras da língua portuguesa. Conseqüentemente, é freqüente ler, em classificados de grandes jornais, anúncios procurando revisores formados em letras e até – pasmem – em propaganda. Conheço bons professores de português – com anos de experiência e formados nas melhores faculdades do Brasil – que, por não possuírem prática, não são bons revisores.
Há também – o que ainda é pior – estudantes universitários que se aventuram no negócio como forma de “ganhar uma grana”.
Revisar um texto é coisa para profissionais treinados e com grande vivência nessa atividade. Além do domínio das regras do idioma, são necessários atributos como “olhos treinados”, senso investigativo – às vezes tudo começa quando se desconfia de que há incorreções no texto, como, por exemplo, erros de informação – e habilidade com detalhes, já que muitos casos envolvem pormenores.
Também é preciso que, ao fazer uma revisão, o profissional realize modificações em estruturas do texto para torná-lo melhor e/ou correto, e apresente sugestões e alternativas. Não são raras as situações em que é necessário até mesmo provar para o cliente que aquilo que ele deseja está incorreto. E, para isso, é fundamental apresentar argumentos convincentes.

Para conceituados especialistas, como Aylza Munhoz – coordenadora nacional de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing – e Paulo Eduardo Di Pietro Niccoli – consultor do Sebrae São Paulo –, ERROS DE PORTUGUÊS EM ANÚNCIOS COMPROMETEM A CREDIBILIDADE DAS EMPRESAS PERANTE O MERCADO.
Essa análise também vale para profissionais liberais e empresas, que necessitam enviar propostas para clientes, elaborar relatórios, apresentar-se em seminários e congressos, dirigir reuniões, etc. Afinal, o profissional representa a imagem da empresa em que atua!
Modéstia à parte, realizo a melhor revisão de textos do País – tenho como comprovar isso. Sou especialista em identificar erros de todos os tipos, frases malconstruídas, etc. Disponho de um enorme arquivo com incorreções de todos os tipos (digitação, concordâncias, pontuação, regências, de informação, etc.) que saem na grande mídia nacional.

Existem inúmeros cursos e prestadores de serviços no setor em que atuamos. MODÉSTIA À PARTE, NÓS SOMOS OS MELHORES E TEMOS COMO PROVAR ISSO COM DOCUMENTOS!